De modo a contribuir para um currículo mais alinhado às demandas de mercado, será realizado na próxima segunda-feira (10) o primeiro Ciclo de Seminários de Sistemas de Informação (SI). O evento acontece às 19h no auditório do Centro de Informática (CIn) da UFPE, e é aberto para a comunidade do CIn. Neste primeiro seminário, o Gerente de TI e consultor SAP Thiago Pessoa abordará o histórico acadêmico, profissional, visões de mercado e de perfis profissionais na área de Sistema integrado de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP).

O objetivo do ciclo de seminários é aproximar o mercado e a universidade, por meio de apresentações realizadas por profissionais da área de SI. Além disso, a ideia é que o evento também possa contribuir para a vida profissional dos estudantes: “É esperado que seja possível ampliar a visão dos alunos e conhecimento sobre mercado, suas oportunidades, desafios e caminhos”, comenta o professor do CIn-UFPE e organizador do evento Leandro Almeida.

Os temas das discussões são baseados em perguntas dos alunos do curso, elaboradas na disciplina de Introdução a Sistemas de Informação. “A atividade consiste em encontrar artigos recentes do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), dos últimos dois anos, que estejam ligados diretamente ao mercado”, explica Leandro. Depois de apresentar os artigos em sala, os alunos elencam perguntas, que serão selecionadas e então levadas aos palestrantes.

Os seminários serão apresentados por profissionais da área, que são convidados a apresentar sua história profissional e também falar sobre o mercado da área. Ao final do seminário, ocorre a sessão de perguntas dos alunos para os profissionais.

A ideia é que o ciclo de seminários seja realizado ao final de cada semestre. Além de manter a relação de aproximação com o mercado de trabalho, essa experiência busca motivar o desenvolvimento de pesquisas em SI através da busca e estudos de artigos do SBSI, contribuindo com a redução de desistências no curso e tornando a formação dos alunos mais completa.