No próximo dia 10 de agosto, pesquisadores da Johns Hopkins University (JHU) irão realizar uma visita ao CIn-UFPE. O objetivo do encontro é apresentar o projeto VectorWEB, um sistema de baixo custo de vigilância de mosquitos. Os pesquisadores querem discutir com estudantes para receber um feedback sobre o aplicativo que está em desenvolvimento, buscando melhorias no software, voltado para o público brasileiro. O encontro será realizado no CIn-UFPE, na sala E423, às 10h, e é aberto a toda comunidade do Centro.

O VectorWEB é composto por uma parte de hardware, montada em armadilhas com o objetivo de contar e identificar mosquitos capturados, além de enviar esses dados para a nuvem, e por uma parte de software, um aplicativo criado para envio por parte dos cidadãos de informações sobre o número e tipo de mosquitos apanhados nas armadilhas.

A ideia é organizar discussões em dois grupos com 10 a 15 estudantes para debater o projeto. Será discutido o interesse por um aplicativo que identifique mosquitos, quais componentes podem ser incluídos no programa (mapa, informações sobre o mosquito, informações sobre densidade de mosquitos em áreas vizinhas) e sobre materiais locais disponíveis para a construção de armadilhas para mosquitos.

Além de estudantes de graduação e pós-graduação, os pesquisadores convidam também o público de outras áreas, obtendo um feedback para o aplicativo vindo de diversas perspectivas.

O desenvolvimento do projeto VectorWEB é de responsabilidade da JHU e tem o apoio de pesquisadores da UFPE para o desenvolvimento do sistema de monitoramento de áreas infectadas por mosquitos. “Na primeira visita ao Brasil, realizada em fevereiro deste ano, os pesquisadores apresentaram a ideia do projeto, e agora na segunda, eles apresentam os protótipos para serem validados e de acordo com os feedbacks novas modificações serão propostas”, comentou o professor do CIn-UFPE Leandro Almeida, um dos docentes participantes do projeto.

10/08 – Sala E423

10h – Apresentação institucional pelo diretor e vice-diretor do Centro de Informática
10h30 às 12h – Apresentação da Johns Hopkins University com informações detalhadas sobre a fase II Vector Web.
14h às 16h – Atividades para levantamento de ideias sobre a fase II do Vector Web

11 e 14/08
9h às 12h e 14h às 17h – Atividades para levantamento de ideias sobre a fase II do Vector Web

9h às 12h – Atividades de encerramento da visita da JHU no CIn