No próximo dia 8 de agosto, será realizada a Sessão Solene de Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor François Pachet. O docente é professor visitante especial do Centro de Informática (CIn) da UFPE, contribuindo em projetos do Centro na área de tecnologia musical. O evento será realizado às 15h30 no Auditório Reitor João Alfredo, localizado no 1º andar da Reitoria da UFPE.

O docente participa do programa PVE (Professor Visitante Especial) no CIn com o projeto “Recuperação de Informação, Captura de estilo e Geração de Conteúdo Musical: o caso da Música Brasileira”. Além disso, François fez parte também do programa Capes/Cofecub, projeto de intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e França, com o projeto SMARTS – Técnicas de Aprendizagem e de Adaptação para o Comércio Eletrônico, Jogos e Busca na internet.

Sobre o docente

François Pachet é considerado um dos maiores especialistas do mundo em música e tecnologia. É diretor e desenvolve trabalhos na área de tecnologia musical (pesquisas em interatividade, criação e performance musicais) no SONY Computer Science Lab Paris. No laboratório, a equipe desenvolveu tecnologias premiadas como MusiSpace, PathBuilder, Continuator e Flow Composer.

François é engenheiro civil pela École des Ponts et Chaussées e tem doutorado pela Universidade Pierre et Marie Curie (Paris 6, uma das Universidades Sorbonne), na qual foi professor de Inteligência Artificial até 1997. Foi eleito Chevalier des Arts et des Lettres em 2007 e Fellow pela ECCAI em 2014.

No segundo semestre de 2017, François lançará o primeiro álbum do mundo composto por uma inteligência artificial, no qual vários compositores criaram e produziram músicas em vários estilos por meio da tecnologia Flow Machines – seu atual projeto, financiado por um ERC Advanced Grant, que visa construir novas ferramentas para auxiliar na criação musical com inteligência artificial.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00