O uso de técnicas de visualização de dados urbanos será tema abordado na palestra do Instituto Nacional de Engenharia de Software (INES) desta sexta-feira (11). O evento será realizado às 15h no Auditório do CIn-UFPE. Pesquisadores do INES, do INCT para Cidades Inteligentes (InterSCity) e outros pesquisadores interessados pelo tema são o público-alvo do encontro.

A palestra, intitulada “Técnicas de Visualização Interativa de Dados para Análise de Dados Urbanos” abordará os resultados de pesquisas desenvolvidas no INES. O docente Nivan falará sobre a área de visualização de dados na forma de ferramentas e técnicas que ajudam na análise de dados urbanos. “Uma faceta desta área envolve o emprego de sensores que permitem capturar dados sobre a cidade, para entendê-la melhor e assim construir aplicações que melhorem os serviços prestados e a vida dos cidadãos”, explicou o professor.

Por serem dados complexos e produzidos em grandes quantidades, torna-se necessário o desenvolvimento de sistemas e técnicas para auxiliar a análise desses resultados. A palestra irá, assim, mostrar algumas dessas ferramentas desenvolvidas, principalmente como parte da pesquisa de doutorado de Nivan.

A iniciativa faz parte do seminário integrado que está sendo realizado mensalmente em conjunto com o InterSCity, que assim como o INES, é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). “A ideia é abordarmos temas de interesse mútuo para os projetos, ligados a Cidades Inteligentes, favorecendo a colaboração entre os pesquisadores”, comentou Nivan.

O evento terá transmissão ao vivo através do canal do Youtube do INES, no link https://www.youtube.com/watch?v=q4IgG5M8u18.

INES 2.0

A segunda etapa do INES foi lançada em fevereiro deste ano, e tem como foco de pesquisa o tema “Cidades Inteligentes”, que será abordado nos próximos 5 anos de projeto. A ideia do instituto nacional, que tem sede no CIn-UFPE, é promover pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Engenharia de Software, focando na construção de programas com alta qualidade, produtividade, performance e segurança.

Segundo Nivan Roberto, esta é uma área “com uma demanda crescente, haja vista a necessidade de cidades se desenvolverem sustentavelmente para melhorar a vida da sua população”.