Os professores do CIn-UFPE Leandro Almeida, Carlos Mello e Cleber Zanchettin tiveram projetos contemplados com placas de vídeo de alto poder de processamento para auxiliar no desenvolvimento das pesquisas. As placas foram concedidas pela empresa NVIDIA, através de um programa de acadêmico que disponibiliza kits de desenvolvimento de forma gratuita a partir da submissão de projetos.

O professor Leandro Almeida recebeu o kit Jetson TX2, que auxiliará no projeto de pesquisa que tem como foco a contagem automática de ovos de mosquitos de diferentes espécies, incluindo o Aedes aegypti. A placa concedida será utilizada para acelerar a tarefa de treinamento de redes neurais de aprendizagem profunda e assim contribuir para a obtenção de resultados mais rápidos.

O projeto do docente Carlos Mello recebeu a GPU Titan XP para auxiliar nas pesquisas que objetivam a divisão de imagens em seus objetos constituintes. A placa de processamento gráfico será útil para trabalhar o treinamento de redes de aprendizagem profunda, detectando bordas de imagens em cenas naturais de forma mais rápida.

Já o professor Cleber Zanchettin recebeu a placa GPU Titan XP. O docente submeteu em maio deste ano seu projeto, que está vinculado ao reconhecimento de manuscritos.

Programa de incentivo – O programa da NVIDIA voltado para a academia tem como objetivo auxiliar pesquisadores que utilizem o hardware e software desenvolvidos pela empresa. Pesquisadores podem submeter seus projetos no site do programa, informando como os produtos podem auxiliar no desenvolvimento do trabalho. Os projetos agraciados recebem o kit de desenvolvimento sem custos.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00