O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Luciano Barbosa, em parceria com colaboradores do laboratório de pesquisa da AT&T, nos Estados Unidos, e da Universidade Roma Ter, na Itália, teve um artigo aceito para o Special Interest Group on Management of Data (SGIMOD) de 2018. O evento é um dos mais importantes na área de gerenciamento de dados.

O projeto desenvolvido é na área de coleta de informações e integração de produtos vendidos na internet. A finalidade é identificar se produtos oferecidos em sites diferentes representam o mesmo produto. Para isso, dado uma página de um produto, a solução desenvolvida detecta o identificador presente na página (código UPC, por exemplo) e a partir desse identificador tenta encontrar outros produtos com esse mesmo identificador.

“O grande desafio de se realizar essa tarefa é que esses identificadores não são facilmente encontrados nas páginas de produto. Para resolver esse problema, utilizamos técnicas de extração de dados semi-estruturados e recuperação de informação”, explica Luciano Barbosa.

Na prática, uma coleção de informações e características de produtos pode ser útil para construir sistemas de comparação de produtos. De acordo com o professor, a ideia facilitar a criação de bases de produtos na qual tanto pessoas podem utilizar para buscarem por produtos, quanto empresas para gerar demanda e comparadores.