Pioneiro, Robson Medeiros foi o primeiro aluno de pós-graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE a ter sua tese de doutorado co-tutelada, recebendo o diploma de doutor pelo CIn-UFPE e pela University of Twente, na Holanda.  Seu trabalho é intitulado “Cost Management of Service Composition” e foi defendido no Brasil em março e na Holanda no dia 8 de dezembro.

A tese, desenvolvida durante quase seis anos, propõe uma nova abordagem para o gerenciamento de custo financeiro de composição de serviços computacionais.  Para tal, foi proposto um metamodelo para modelagem de comportamentos de custo de serviços computacionais e um algoritmo para analisar custo de composições de serviços em diferentes fases do ciclo de vida do seu desenvolvimento.

Com o metamodelo e os algoritmos, o trabalho criou estratégias para monitoramento e adaptação de execução de composição de serviços baseado no custo dos serviços disponíveis. “Por fim, propomos uma arquitetura para o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de composição de serviços cientes de custo”, explica.

Um dos grandes influenciadores de Robson Medeiros para que iniciasse a co-tutela foi o professor Nelson Rosa. “Foi o professor Nelson que me apresentou ao professor Luís Pires, da University of Twente, e após conversarmos decidimos iniciar a parceria e a co-tutela. Portanto, sem o Prof. Nelson, e consequentemente o CIn, nada disso teria acontecido”.

Sobre ser o primeiro aluno co-tutelado, Robson afirma que a sua experiência “será muito importante para incentivar outros doutorandos do Centro a obterem a titulação e ampliar ainda mais a internacionalização do CIn com novas parcerias e formando futuros doutores ao redor do mundo” e adiciona, “se eu conseguir incentivar outros (alunos) a seguirem esse caminho, ficarei ainda mais feliz do que eu já estou hoje”.