A aluna de doutorado do Centro de Informática (CIn) da UFPE Bianca Ximenes entrou em dezembro para o diretório mundial dos Google Developers Experts (GDEs), ganhando o título de profissional experiente e com grande destaque no domínio de tecnologias Google ou em assuntos vitais para impactar economias e ecossistemas locais.

Todo o processo para entrar no time de GDEs durou mais de um ano e contou com as fases de análise de currículo, análise de eventos e palestras já realizadas, conteúdos criados, pessoas impactadas pelo candidato etc. Houve também a fase de entrevista com um GDE e a fase em que o candidato deve ministrar uma palestra num evento oficial do Google, contendo pessoas da empresa na plateia que avaliam postura, desenvoltura, relevância do assunto, profundidade de conhecimento e capacidade de gerar engajamento da plateia. Durante esta fase, o candidato também tem o papel de prestar mentoria a startups que o Google seleciona pra participar do evento. Bianca participou de dois Google Launchpads, em Recife e Porto Alegre, e chegou a ter uma fila de mais de 17 startups pedindo mentoria após a palestra. A última fase é uma entrevista com um profissional do Google de Mountain View, na Califórnia.

Bianca foi uma dos co-fundadores do Grupo de Desenvolvedores Google de Recife, o que deu visibilidade para sua indicação para o Google Developer Expert em Product Strategy. “É incrível fazer parte dessa comunidade, porque são cerca de 400 pessoas no mundo todo, e apenas cerca de 20 na minha área de Estratégia de Produto.”

Com o título de Google Developers Expert, Bianca tem a oportunidade de ter acesso à rede interna de GDEs, podendo ser chamada para participar de projetos internos temporários da Google. Os GDEs também ganham acesso livre ao Google I/O como convidado VIP, que é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, e é convidado Google para eventos de mentoria e summits pelo menos duas vezes ao ano, como os eventos do Google Launchpad. Além disso, o Google patrocina viagens para eventos em que os GDEs forem palestrar ou dar mentoria, como forma de estreitar laços com a comunidade de desenvolvedores e startups.

“O CIn foi fundamental porque me deu a visão interdisciplinar necessária para alcançar esse título (…)Eu me sinto encorajada e capaz devido ao ambiente de produção em alto nível em que estou inserida”, relatou a aluna.

Sobre o Google Developers Experts: https://developers.google.com/experts/