O MProf (Mestrado Profissional) do Centro de Informática (CIn) da UFPE chega a sua 300º dissertação defendida. A banca acontece na próxima quinta-feira (4), às 9h, no Anfiteatro do Centro. O aluno Bruce Fábian Reis Albuquerque, sob a orientação do professor Leopoldo Teixeira, defende a sua dissertação “Avaliação de conformidade de sites governamentais a cartilha de codificação dos Padrões Web em Governo Eletrônico – e-PWG”.

Resumo:

A administração pública tem como seu dever ofertar serviços com excelência, que possibilitem a melhor experiência possível ao usuário, respeitando as características de cada região. Embasados nesse compromisso, foram elaboradas recomendações publicadas em cartilhas e guias de padronizações que visam orientar o desenvolvimento de aplicações e sites governamentais, como por exemplo, a cartilha de codificação e-PWG. No entanto, não há nenhum tipo de suporte automatizado aos desenvolvedores para checar a lista de verificação proposta na cartilha durante o processo de desenvolvimento de tais sites. Este trabalho teve como objetivo a criação de uma ferramenta para checar automaticamente a adequação de sites governamentais aos padrões fornecidos pelo próprio governo, utilizando como referência as orientações contidas na cartilha de codificação e-PWG. Como forma de validação da ferramenta foram analisados 27 sites de universidades federais sediadas em todas as unidades federativas do Brasil, o que constatou que há pontos de inconformidades com a cartilha de codificação em todos os sites avaliados. A solução proposta pode contribuir para a melhoria da codificação de páginas web dos serviços governamentais e servir como referência para a melhoria e atualização da cartilha de codificação proposta atualmente.

Palavras-chave: e-PWG. Cartilha de codificação. Diretrizes.