O Programa de Pós-graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE chega, hoje, à defesa de doutorado número 400. A pesquisa do aluno João Carlos Sedraz Silva se concentra na área de concepção e modelagem de ambientes colaborativos de aprendizagem, adotando como metodologia uma das novas tendências no campo educacional, conhecido como a “Sala de Aula Invertida”. A defesa acontece às 14h, no Anfiteatro do Centro.

Criada em 1974, a pós-graduação do Centro está atualmente avaliada com conceito 7 (conceito mais alto da escala) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e destaca-se entre os sete melhores programas do país.

Segundo o coordenador do Programa, Aluízio Ribeiro, pelo segundo ano consecutivo o CIn tem atingido a média bastante expressiva de 35 teses de doutorado por ano. Já para o diretor do CIn, André Luís de Medeiros, a defesa da tese de número 400 é um marco importante para o histórico de sucesso do Programa. “Hoje, podemos encontrar inúmeros doutores formados pelo CIn-UFPE se destacando em sua carreira profissional em universidades ou na indústria, no Brasil e no exterior”.

O professor emérito Sílvio Meira também destacou que, desde o início, o programa de doutorado do Centro buscou combinar a excelência acadêmica com a relevância nas demandas socioeconômicas internas da computação. “Muitos deles (doutores) foram para centros de pesquisas e departamentos em universidades em todo o mundo (…) e outros tantos deles ajudaram a criar empresas no Porto Digital.”