Os alunos Lucas Cavalcanti e Roberto Fernandes, da Equipe de Robótica (RobôCIn) do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistaram neste fim de semana o segundo lugar da Hackathon Globo, realizada no Rio de Janeiro. A edição deste ano contou com a participação de 13 grupos de quatro integrantes, que deveriam propor soluções para a produção e distribuição de conteúdo nas áreas de jornalismo, esporte, entretenimento e mídias sociais durante o prazo de 33 horas.

O grupo ComentAI, formado por Lucas e Roberto, em conjunto com os estudantes Paula Pithon (Engenharia da Computação – UPE) e Lewi Samuel (Ciência da Computação da UnB), teve o seu projeto como um dos destaques do fim de semana. A equipe desenvolveu uma ferramenta de agrupamento de comentários para redes sociais e transmissões ao vivo que tinha como objetivo aumentar o engajamento dos telespectadores em conteúdos transmitidos nas plataformas web da Globo. O dispositivo parte de uma análise de comentários feitos pelos telespectadores buscando selecionar os assuntos mais relevantes para o público e, assim, facilitar o aproveitamento dessas interações pelos apresentadores da transmissão.

As inscrições para a maratona tiverem início no mês de março e, ao todo, foram selecionados 52 participantes, divididos entre estudantes, empreendedores e profissionais formados na área de computação. Para o estudante Lucas Cavalcanti, o resultado alcançado na competição é consequência direta das suas experiências enquanto aluno do Centro de Informática.  “Vale ressaltar a dedicação de muitos professores, que pensam no “o que”, e “como” aprenderemos as coisas, pois isso gera as experiências e projetos que o Centro nos permite vivenciar (…) isso sim nos permite fazer coisas diferenciadas”, comentou.