O artigo intitulado “Quality of software requirements specification in agile projects: A cross-case analysis of six companies” foi publicado recentemente em um dos principais periódicos na área de engenharia de software, o “The Journal of Systems and Software”. O artigo foi de autoria da ex-aluna de doutorado Juliana Medeiros, sob a orientação dos pesquisadores Alexandre Vasconcelos e Carla Silva, do CIn-UFPE, e também do professor Miguel Goulão, da Universidade Nova de Lisboa.

O trabalho é uma síntese de dois capítulos da tese defendida por Juliana no ano passado, e trata sobre o fenômeno da especificação de requisitos em projetos que utilizam como técnica o Desenvolvimento Ágil de Software (ASD). O artigo se baseia em uma revisão bibliográfica e conduz um estudo de campo para investigar e caracterizar a atividade de especificação de requisitos em ASD. A partir da imersão em seis empresas de software de diferentes contextos, onde os dados foram coletados através de documentos, observações e entrevistas com engenheiros de software, a pesquisa constatou que o ASD possui um série de limitações.

Partindo do levantamento dos fatores que afetam a qualidade da especificação de requisitos dos projetos ágeis, o artigo propõe uma nova técnica, chamada de RSD – Requirements Specification for Developer – capaz de melhorar a qualidade da especificação de requisitos dos produtos fornecidos pela indústria de software. Atualmente, os pesquisadores estão escrevendo um novo artigo a respeito da técnica RSD, que inclui os resultados obtidos a partir da sua aplicação em empresas do setor. O trabalho conta mais uma vez com a colaboração do professor da Universidade Nova de Lisboa, o que, segundo Alexandre Vasconcelos, “abre portas para, eventualmente, poder mandar outras pessoas (do CIn) e também receber gente de fora”.

Nesse sentido, o pesquisador ressaltou a importância de fortalecer não somente os vínculos entre as instituições de ensino, mas também colaborar com as empresas a partir dos conhecimentos adquiridos na academia. “Essa é a função da universidade: produzir conhecimento para ser disseminado em outros lugares”, comenta.

O artigo está com acesso gratuito até o dia 23/06/18 através do link.