Os ex-alunos de graduação do curso de Engenharia da Computação, Larissa Lages, Luiz Antônio Oliveira Jr e Gabriel Wanderley, juntamente com o doutorando Robson Timoteo, tiveram o artigo “An RSS-based regression model for user equipment location in cellular networks using machine learning ” publicado na edição de julho do periódico Wireless Networks da Springer.

O artigo surgiu do desenvolvimento do projeto da disciplina eletiva Comunicações Móveis, que é ministrada pelo Prof. Daniel Cunha e por Robson Timoteo como estagiário docente. Durante o curso, os alunos aprendem conceitos básicos de telefonia celular, das diferentes gerações de redes celulares e de técnicas básicas de localização de usuários. Após isso, todos trabalham em projetos para propor novas ideias para localizar usuários em redes celulares, usando informações coletadas em campo.

O artigo aprovado trata de uma proposta de técnica de localização de usuários móveis em redes celulares baseada em regressão direta das coordenadas geográficas do usuário usando aprendizado de máquina.

Para validar os resultados, foi utilizada uma base de dados com 2.756 medições obtidas na cidade de Recife/PE para o sistema de telefonia móvel GSM na faixa de 1,8 GHz.

O artigo encontra-se disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s11276-018-1774-4