No próximo dia 25 (quinta-feira), o Centro de Informática (CIn) da UFPE realizará um evento dedicado ao movimento do Outubro Rosa, dedicado à conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Por se tratar do “mês das mulheres” e, assim, voltado para a visibilização de demandas femininas em geral, o evento falará sobre a presença de mulheres na área de tecnologia e ciências exatas. O evento acontece no Mezanino do Bloco E e é uma realização do Cintia, grupo de mulheres do CIn.

15:00-16:45 – Mini-palestras

Palestra: O legado de Ada Lovelace: como as mulheres revolucionaram a TI

Palestrante: Ana Claudia de Lima, psicóloga, estudante de Sistemas de Informação e membro do Apple Developer Academy.

Palestra: “Mulheres na Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e onde mais ela quiser”.

Palestrante: Andrêza Leite de Alencar, doutora em Ciência da Computação pela UFPE, professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na especialização em Ciência de Dados e Analytics da Universidade de Pernambuco (UPE). É Fundadora do Women Who Code Recife, Pyladies Recife, FemininoLivre e Embaixadora do Technovation Challenge Brasil.

Palestra: O dia-a-dia de uma Cientista de Dados

Palestrante: Déborah Mesquita, cientista de Dados e mestranda na área Visualização de Dados. Em 2016 conquistou o Machine Learning Award da Microsoft Imagine, foi admitida no MIT Global Entrepreneurship Bootcamp em 2015 e já conquistou outros prêmios em inovação. Hoje também dá consultoria em Data Science e é redatora técnica para publicações do Brasil e dos Estados Unidos. Faz parte da organização do Django Girls Recife 2018.

Palestra: Mulheres em TI

Palestrante: Nancy Lyra, bacharela em Ciências da Computação (CIn/UFPE – 2006); mestre em Inteligência Artifical (CIn/UFPE – 2009); doutoranda em Linguagens de Programação, professora de Programação (FAELO/Estácio); consultora de Desenvolvimento (ThoughtWorks). Já atuou como Engenheira de Software, Líder Técnica, Pesquisadora, Gestora de Contas e Instrutora.

16:45 – 17:00 – Coffee Break – Bring your Own Coffee Break

17:00-18:00 – Mesa redonda