Na próxima quarta-feira (24), o Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe, no Pitch, a terceira edição do Tech Spin, um evento voltado para a discussão de oportunidades de inovação e networking organizado pelo CInove. O encontro, que acontece das 17h às 19h e leva como tema “A influência da tecnologia na sociedade”, contará com os palestrantes Bruna Monteiro, do Além da Cura; Lhaís Rodrigues, do app Mete a Colher; e a presidente do Instituto Saladorama Isabela Ribeiro. Mesa redonda recebe a intermediação da comunicóloga e designer social Rayanne Lima.

Segundo Mateus Lira, um dos organizadores do Tech Spin, o evento é forma de aproximar o Centro de Informática com o que é produzido no mercado. Ele ressaltou que a edição de outubro, mês da conscientização e prevenção contra o câncer de mama, é também uma oportunidade para “conhecer mulheres que estão impactando através da tecnologia”. Evento é aberto ao público.

Os projetos

Além da Cura – Com o intuito de desmistificar o câncer e empoderar mulheres pacientes da doença, o projeto Além da Cura surgiu a partir do TCC da jornalista formada pela UFPE, Bruna Monteiro. A iniciativa, que acabou enveredando para a área de audiovisual, conta com a participação de Estéfane Oliveira, formada em Ciência da Computação pelo Centro de Informática e atual coordenadora de produção executiva do projeto.

Mete a Colher – Criado em 2016, o aplicativo Mete a Colher surgiu para conectar mulheres que precisam de ajuda e aquelas que podem oferecer apoio emocional, auxílio jurídico ou oportunidade de trabalho para mulheres que precisam de independência financeira para sair de relacionamentos abusivos. O projeto tem a ex-aluna do CIn Lhaís Rodrigues, que será palestrante nesta edição do Tech Spin, como co-fundadora e diretora de tecnologia.

Saladorama – O Saladorama é um negócio de impacto social que tem como objetivo democratizar a alimentação saudável a partir do menor preço. A iniciativa, que surgiu no Rio de Janeiro em 2015, está presente em 6 estados brasileiros e já expandiu seus projetos de educação nutricional para países como Angola e Nairóbi.