Na próxima segunda-feira, 04 de fevereiro, Indira Thouvenin, pesquisadora da Universidade de Tecnologia de Compiègne e vice-presidente da Associação Francesa de Realidade Virtual, apresentará palestra sobre “Informed interaction in virtual/augmented environments” no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O evento é gratuito e ocorrerá às 14h.

Informed/intelligent interaction tem sido utilizada para melhorar a experiência do usuário em ambientes virtuais imersivos. No entanto, a necessidade de orientação no espaço virtual ou aumentado (falta de auxílios ou auxílios estáticos não adaptados a todos os usuários) permanece forte para entender a situação simulada. Por conta da alta variabilidade inter e intra-pessoal na interação, devido à especialização, gestos e postura do ser humano, sua condição ou humor, o principal desafio é levar em consideração os descritores do contexto e o usuário na modelagem da interação. A palestra de Indira Thouvenin está focada no projeto de feedback adaptativo para interação informada/inteligente em ambientes virtuais ou aumentados. Três técnicas inovadoras serão introduzidas pela palestrante e aplicadas ao design de interação informada/inteligente.

Sobre a palestrante
Engenheira de Computação e PhD em Biofísica, Indira Thouvenin, trabalhou com análise de sinal espectral Doppler e desenvolveu patente com o Instituto Nacional de Pesquisa Médica da França (INSERM) para ecografia cardíaca. Atuou com computação gráfica e realidade virtual na École Nationale Supérieure d'Arts et Métiers (ENSAM), em Cluny. A partir de 2001, passou a trabalhar na Universidade de Tecnologia de Compiègne e, agora, desenvolve sua pesquisa com foco em Informed Virtual Environments. A pesquisadora é vice-presidente da Associação Francesa de Realidade Virtual (AFVR), dividindo o cargo com Ronan Querrec, e faz parte do comitê científico de realidade virtual em conferências internacionais. Ela também compõe o quadro de membros do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) francês.