Johnny Marques, professor adjunto da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e consultor de certificação de Software no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) ligado ao Comando da Aeronáutica (COMAER), apresentará palestra no dia 19 de fevereiro, às 15h, no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O tema ministrado por Johnny Marques será o “Desenvolvimento de software embarcado aeronáutico”. O evento é aberto ao público.

Johnny Marques trabalhou por 15 anos como especialista sênior em desenvolvimento de software embarcado aeronáutico na EMBRAER S.A. e outros cinco anos como engenheiro de configuração de software aeronáutico na VARIG S.A e Transbrasil Linhas Aéreas. Durante esses 20 anos na indústria, trabalhou de forma paralela como Representante Credenciado em Engenharia de Software da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) por 11 anos. É especialista em normas de desenvolvimento de software safety-critical como a RTCA DO-178C, DO-330, DO-331, DO-332, DO-333, IEC 62304, IEC 62279, IEC 61508-3. É autor das normas RTCA DO-200B (2015) sobre desenvolvimento de bancos de dados aeronáuticos e IEEE/IEC/ISO 26511 (2018) sobre requisitos para gestão de informações de usuários de Software.

Confira o resumo da palestra:

Neste seminário, serão abordadas as principais características do desenvolvimento de Software Embarcado Aeronáutico. O palestrante abordará como o processo de desenvolvimento se correlaciona com as características de segurança (safety), como a engenharia de requisitos, arquitetura, codificação, testes e certificação. Também serão apresentadas como algumas tecnologias são interpretadas como Model-Based Development, Orientação à Objetos e Métodos Formais. Referências às normas RTCA DO-178C, DO-330, DO-331, DO-332 e DO-333 com seus principais conceitos.
 

Comentários desativados