O RobôCIn, grupo de estudos e desenvolvimento em robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, abriu financiamento coletivo para coletar recursos e viabilizar a participação do time na RoboCup 2019. O principal campeonato mundial de robôs autônomos do mundo ocorrerá entre os dias 2 e 8 de julho em Sidney, Austrália. A equipe está classificada nas categorias small size league e simulation 2D.

A meta da vaquinha é de 60 mil reais para arcar com as despesas de transporte e hospedagem dos seis representantes do RobôCIn. Os doadores podem receber recompensas conforme os valores das contribuições, o valor mínimo para ajudar a equipe é de 25 reais. Para contribuir, acesse a página da Vakinha ou entre em contato através do e-mail robocin@cin.ufpe.br caso seja uma empresa e queira investir na equipe.

O RobôCIn foi criado por um grupo de alunos em 2015 com o objetivo de ampliar o conhecimento em soluções práticas e inteligentes e também competir na área de robótica. Em poucos anos, a equipe se tornou destaque a partir do comprometimento dos estudantes. Os alunos participaram de competições nacionais, como a Iron Cup 2018 e 2019, obtendo o terceiro lugar na categoria very small size,  e latino americanas, como a Competição Latino Americana de Robótica (LARC) dos anos de 2016, 2017 e 2018, ficando em terceiro lugar na categoria very small size nesta última edição.

Na RoboCup 2019 em Sydney, a equipe terá a oportunidade de estar em contato com os melhores pesquisadores e equipes de robótica do mundo. O evento é organizado pela RoboCup Federation em parceria com a Universidade de Nova Gales do Sul de Sydney e a RoboCup Junior Australia. A competição ocorre há mais de 20 anos e tem como objetivo desenvolver, até a metade do século XXI, uma equipe de robôs humanóides autônomos capazes de ganhar uma partida de futebol contra a última equipe humana ganhadora da Copa do Mundo. Além disso, a RoboCup é um veículo para promover a robótica e pesquisas em inteligência artificial (IA).

Essa é uma campanha do Alumni CIn, a Associação de Ex-alunos do Centro de Informática da UFPE. Fale com o Alumni CIn em alumni@cin.ufpe.br.