Carlile Lavor, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), apresentará o seminário “Desafios matemáticos e computacionais em Geometria Molecular” no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE. O evento ocorrerá no dia 16 de maio, das 16h às 17h, e é uma paceria do CCEN com o Centro de Informática (CIn) da UFPE.

O objetivo do seminário é discutir desafios matemáticos e computacionais no cálculo de estruturas 3D de proteínas usando dados experimentais de Ressonânica Magnética Nuclear, um problema central em Geometria Molecular. Carlile é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduado em Matemática, doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutor em Computação Quântica pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A sua pesquisa sobre Geometria de Proteínas já foi apresentada em instituições internacionais como Columbia University, IBM TJ Watson Research Center, MIT, Princeton University e University of Cambridge.