O resultado da seleção interna para o Prêmio CAPES de Tese – Edição 2019 foi divulgado na última segunda-feira (20) pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Ficando da seguinte forma:

1º lugar – Jéssyka Flavyanne Ferreira Vilela
Título: Uni-REPM SCS: A Safety Maturity Model for Requeriments Engineering Process
Orientador: Jaelson Castro

2º lugar – João Carlos Sedraz Silva
Título: Uma Abordagem de Learning Analytics para a Autorregulação da Aprendizagem de Estudantes em Sala de Aula Invertida
Orientador: Fernando Fonseca

3º lugar – Ricardo Enrique Pereira Scholz
Título: Diminuindo a Barreira de Entrada em Usabilidade para Experimentação de Poéticas Interativas na Dança
Orientador: Geber Ramalho

A comissão de avaliação interna foi composta pelos professores Ricardo Prudêncio, Juliano Iyoda, Cleber Zanchettin, além de consultados ad hoc. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o Coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição da tese na premiação. Confira o calendário completo:

– 10 de Maio – Encerramento das inscrições
– 20 de Maio – Divulgação do resultado
– 25 de Maio – Entrega da documentação complementar para submissão
– 31 de Maio – Submissão no site da CAPES

Sobre o Prêmio
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) premiará as melhores teses de 2018 selecionadas em 49 áreas de avaliação reconhecidas por ela. Além dos certificados e medalhas, os orientadores das teses vencedoras recebem bolsa de 3 mil reais para eventos acadêmicos-científicos, os autores ganham bolsa para realização de estágio pós-doutoral por até 12 meses em um instituição nacional.

As teses das áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar vencedoras do Prêmio CAPES de Tese concorrem também ao Grande Prêmio CAPES de Tese Oscar Sala. A categoria considera a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. O orientador da tese escolhida ganha uma bolsa de 9 mil reais para participação em congresso internacional, o autor da tese recebe bolsa por até 12 meses para estágio pós-doutoral em instituição internacional e o valor de 20 mil reais concedido pelo Instituto Serrapilheira.