Na última quinta feira (6), a estudante de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE Izabella Melo participou de entrevista no programa Estúdio I da GloboNews. Durante a entrevista, Izabella, que é uma das apenas 13 brasileiras selecionadas para a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), comentou sobre a evasão das mulheres nos cursos de tecnologia e representatividade feminina na área. Ela também falou sobre o Cintia, grupo de mulheres do CIn, uma rede de apoio que tem como objetivo incentivar a participação feminina nas áreas da ciência, tecnologia e computação.

Na terça-feira (4), Tim Cook, CEO da Apple, apresentou Izabella em sua conta no Twitter. Na postagem, junto à foto da estudante ele destaca que essa é a primeira WWDC em que ela participa e descreve o seu projeto, que foca na criação de tecnologias que auxiliem mulheres a entrar nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e permanecer nelas. Cook encerra o tweet agradecendo em português a participação da aluna do CIn-UFPE.

Izabela, durante a entrevista na Globo News, ainda comentou sobre a oportunidade de participar da WWDC. “Eu acho que a importância da conferência é, principalmente, conhecer algo completamente novo. Estar no meio de desenvolvedores, com pessoas da Apple, conversar com engenheiros que fazem as ferramentas que eu uso para desenvolver aplicativo. Não é uma questão só profissional, mas também de conhecer pessoas e trocar experiências”, disse a estudante durante a entrevista. Confira aqui a entrevista completa.