O Openredu, rede social educacional de código aberto, recebeu melhorias desenvolvidas no Centro de Informática (CIn) da UFPE através de projetos de cooperação. Foi gerada uma nova versão do operador, que já está disponível para o público geral, resolvendo vários problemas do código e evoluindo a tecnologia. Estiveram envolvidos no processo professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do CIn-UFPE.

A plataforma vem sendo utilizada em instituições públicas de educação básica enquanto o movimento em torno de softwares livres cresce. Professores das redes públicas já usam o Openredu para formar colegas. Hoje, o CIn-UFPE executa o serviço de customização, implantação e manutenção dessa plataforma. A instalação no Sebrae, por exemplo, foi feita através de projeto de cooperação. Acompanhe as discussões em http://bit.ly/melhoriaopenredu.

Confira a lista completa de melhorias:

• Tamanho de path em course e environment limitados para no máximo 100 caracteres;

• Mensagens de erro geradas ao tentar criar um novo ambiente agora estão pluralizadas da maneira correta;

• Diversas traduções contidas no arquivo pt-BR.yml foram melhoradas.

• Vários textos presentes em alguns formulários também foram melhorados e pluralizados corretamente;

• Nas páginas de gerenciamento apresentava-se dois links “Sair”, um deles foi removido para não gerar redundância;

• Correção no arquivo de configuração do Travis;

• Restrição para upload de imagens apenas no formato JPEG/GIF/PNG na edição de um ambiente;

• Um botão de “Voltar” foi implementado no último step da criação de um novo ambiente;

• Correção de alguns erros presentes na filtragem por palavras-chave;

• Ajustes estéticos no title de algumas páginas;

• Adicionada uma função para verificar se um user é um professor;

• Adicionado arquivos para pré-compilação para evitar erro 500;

• Criação de um script para ser usando na página de aulas do tipo documento;

• Estilos das páginas de visualização e de tabelas foram atualizados;

• Criação de um arquivo .env.example;

• Modificação no retorno da API do mural do usuário para ordem decrescente;

• Botão “Criar uma conta” na página inicial do Openredu agora está mais visível para o usuário;

• Limite máximo de upload para o ngxin aumentado;

• O background das páginas de gerenciamento foi alterado para permitir uma melhor visualização do conteúdo presente nelas.

Sobre o Openredu

O Openredu já está há sete anos em funcionamento. Lançado em 2012 com o nome de Redu, o projeto foi elaborado por estudantes do CIn-UFPE. Após um experiência de incubação, o grupo resolveu abrir o código fonte do projeto para colaboração com pessoas de diferentes áreas de conhecimento.

Atualmente, o Openredu é coordenado pelo professor Alex Sandro Gomes e conta com colaboradores de todo o mundo. A estrutura interna permite organizar os conteúdos da mesma forma que um sistema de gestão de aprendizagem. Cada um dos materiais possuem espaços para comunicação. Todos os fóruns são integrados para simplificar os diferentes diálogos que ocorrem no ambiente.