Ruy de Queiroz, professor titular do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), permanece citado como um dos ex-alunos destaque da UFPE no site do Times Higher Education. A instituição britânica divulgou no último dia 18 os rankings QS World University Rankings 2020 e THE América Latina, onde a UFPE figura entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina. A Times Higher Education é líder mundial em dados do ensino superior e de instituições voltadas para pesquisa. Além de Ruy, são destaque também o ator Irandhir Santos e o político Christovam Buarque como ex-alunos da UFPE 

 

A citação de Ruy de Queiroz ocorre há alguns anos. O professor possui mestrado em Ciência da Computação no CIn-UFPE e doutorado pelo Imperial College, localizado em Londres, Reino Unido. Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, Ruy de Queiroz ofereceu uma reformulação da teoria dos tipos de Martin-Lof baseada numa nova leitura do conceito 'significado é uso' de Wittgenstein. Além disso, o pesquisador também trabalha desde a década de 1990 junto com D. Gabbay em um programa de fornecimento de uma consideração geral da interpretação funcional da lógica clássica e não-clássica por meio da noção de dedução natural. Novas interpretações do quantificador universal e a noção de igualdade proposicional são apresentadas como resultados do programa. Desde de o início dos anos 2000, o docente centra seus esforços na investigação, junto à Anjolina de Oliveira, a respeito de uma perspectiva geométrica da dedução natural apoiada numa consideração baseada em grafos da dedução natural simétrica de Kneale.

 

Ciência da Computação no Times Higher Education
 

No World University Rankings 2019 by subject: computer science, o curso de gradução em Ciência da Computação oferecido no CIn-UFPE foi classificado pela Times Higher Education na sétima posição nacional, mesma posição de outras quatro universidades brasileiras, agrupadas entre o 501º e 600º lugares entre as melhores do mundo na área. O ranking também analisou a Ciência da Computação da UFPE em alguns critérios específicos, com destaque para o Ensino, ficando com o 4º lugar nacional; a Pesquisa e a Receita com a Indústria, ambos na 7º colocação; e se classificando em 10º lugar no critério Citações, entre as instituições brasileiras que apareceram na lista. Essa foi a primeira vez que a UFPE esteve presente no ranking de Ciência da Computação. 

Comentários desativados