O Centro de Informática (CIn) da UFPE comemora no dia 11 de agosto de 2019 seus 45 anos de existência. Neste período, já são mais de 450 doutores formados e mais de 1.800 dissertações de mestrado defendidas. O CIn-UFPE integra e agrega valor ao ecossistema de inovação da região metropolitana do Recife, sendo responsável pela formação de profissionais capacitados e que pensam o futuro na área de tecnologia. Além disso, são várias as conquistas nacionais e internacionais que os atuais estudantes e egressos do Centro colecionam ao longo do percurso.

Há 15 anos, o CIn trabalha em parceria com o mercado através de pesquisas de colaboração. As atividades desenvolvidas por professores e discentes são alinhadas para favorecer oportunidades de inovação. O Centro possui uma equipe dedicada a gestão de inovação, o Cinove, e espaços como o Pitch, destinado à conexões empreendedoras, e o SandPit, focado na prototipação e inovação tecnológica. Tudo isso buscando promover impacto econômico, gerando spinoffs e startups.

Mais de um marco para celebrar
O início do CIn-UFPE é marcado a partir do ano de 1974 quando entra em pleno funcionamento a unificação dos departamentos de Informática e de Estatística da UFPE e é criado o Mestrado em Informática. Uma curiosidade é que, além dos 45 anos, o dia 11 de agosto ainda marca os 20 anos da efetiva aprovação do CIn, até então Departamento de Informática (DI), enquanto Centro Acadêmico pelo Conselho Universitário da UFPE. Coincidentemente, o aniversário do CIn também é comemorado no mesmo dia da fundação da UFPE, que ocorreu em 11 de agosto de 1946.