A equipe Nísia, formada pelos alunos Erick Riso, Guilherme Pereira e Heitor Santos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, venceu o Hackathon Justiça de Excelência na Palma da Mão com menção honrosa de pontuação máxima. O evento ocorreu entre os dias 16 e 18 de agosto e foi organizado pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte durante a Campus Party Natal. Os estudantes receberam com premiação um ingresso para a Campus Party Brasil 2020, que acontecerá em São Paulo, um headphone Bluetooth e brindes da Justiça Federal e patrocinadores.

O desafio proposto aos participantes do hackathon foi criar uma solução para aprimorar o atendimento e a comunicação entre o cidadão e a Justiça, incorporando novas tecnologias e permitindo a melhoria dos processos internos. A equipe Nísia desenvolveu um sistema de atendimento ao cidadão, por meio do WhatsApp, que simplifica a linguagem jurídica e automaticamente encaminha as demandas para os respectivos setores responsáveis utilizando processamento de linguagem natural. Erick Riso destaca as habilidades adquiridas no CIn-UFPE que contribuíram para a vitória: “além de conhecimentos técnicos e uma visão holística acerca de várias tecnologias e ferramentas, também adquirimos no CIn certas competências, como por exemplo, a habilidade de trabalhar de forma conjunta a fim de criar algo com valor agregado”.