Durante o REC'n'Play 2019 o Centro de Informática (CIn) da UFPE estará presente em diferentes momentos da programação. O evento ocorre do dia 2 a 5 de Outubro em diversos espaços do Bairro do Recife. Neste ano, o Federais Club, uma parceria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), traz o que está sendo desenvolvido nas instituições públicas para os participantes do REC'n'Play. A iniciativa também aproxima o conhecimento acadêmico de áreas distintas. As inscrições para participar do evento estão abertas através do site, são gratuitas e obrigatórias.

O REC’n’Play tem como objetivo ser um espaço de encontro para reprogramar o futuro. Os 4 dias contarão com mais de 300 atividades: shows, experiências, palestras e oficinas, nas áreas de Tecnologia, Economia Criativa e Cidades Inteligentes. Professores, funcionários e alunos do CIn-UFPE integram as atividades como convidados, palestrantes e expositores. A professora Edna Barros, por exemplo, estará presente nos painéis “Cidades 4.0: a contribuição da pesquisa pública na melhoria dos centros urbanos” e “Inovação Inclusiva com o uso de Tecnologia Assistiva e Tecnologias Sociais” no dia 03 de outubro às 10h e às 16h50, respectivamente.

A cooperação bem-sucedida com empresas privadas se destaca no CIn-UFPE. Verônica Teichrieb, professora do CIn-UFPE, coordenadora da Cooperação e Inovação com Empresas e líder do grupo de pesquisa Voxar Labs, irá compor a mesa “Cooperação Universidade Empresa e o impacto do Marco Legal de CT&I” no dia 03 de outubro às 14h20. Em 15 anos de parcerias com o mercado, mais de 100 pesquisadores, mestrandos e doutorandos, foram formados no CIn-UFPE. As soluções desenvolvidas através de pesquisas de colaboração exigem inovação constante, incluindo teorias, processos, técnicas e ferramentas sofisticadas.

O Cintia, grupo de mulheres do CIn-UFPE, se destaca na composição da mesa redonda “Mulheres na Ciência”. Estarão presentes Sílvia Matos, assessora de comunicação do CIn-UFPE e Erika Pessôa doutoranda do Centro e idealizadora do “Programa, essa menina!”, oficina de programação de aplicativos gratuita voltada para mulheres. Além disso, Nancy Lyra, Engenheira de Software Especialista na SumUp e ex-aluna CIn-UFPE também fará parte da composição da mesa junto a Renata Albertim, Valquiria Farias Bezerra Barbosa, Ana Karina Caetano, Mônica Belian e Andrêza Leite de Alencar, também ex-aluna do CIn.

Já o CITi, empresa júnior do CIn-UFPE, estará na mesa redonda “Impacto das Novas Gerações no Mercado de Trabalho”. Nela, serão debatidas quais as mudanças os millennials e a geração Z vêm trazendo para o mercado e o que as empresas devem esperar dos jovens, que desde cedo pensam em empreender. Junto ao CITi, estará Marcelo Medeiros, presidente executivo da Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (FEJEPE) e representantes da A.C.E Consultoria, empresa de soluções em gestão com sede na UFPE, Inovagro Jr., empresa júnior formada por estudantes das Ciências Agrárias da UFRPE e da Seed a Bit Tecnologia, empresa júnior de tecnologia da informação também da UFRPE.

O grupo de robótica do CIn, RobôCIn, estará apresentando seu trabalho no painel Inovação no Ensino – Tecnologias para elaboração e compartilhamento de recursos educacionais digitais. A equipe pesquisa e desenvolve robótica, aplicando seu desenvolvimento em competições. Em julho de 2019, o grupo participou da RoboCup, principal competição mundial de robótica, e destacou-se entre os primeiros lugares.  Desde a sua criação, a professora Edna Barros é responsável por guiar e apoiar os alunos que estudam eletrônica, mecânica e computação dentro do grupo e estará junto com eles no REC'n'Play. Hoje a equipe possui 35 alunos dentre cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Confira abaixo todas as atividades, dias e horários em que o CIn-UFPE estará fazendo parte do REC'n'Play:

Palestra – Máquinas Criativas
02/10 – 12h15 – Softex – Auditório Roberto Monteiro
Ministrada por Giordano Cabral, professor do CIn-UFPE

Painel – Cidades 4.0: a contribuição da pesquisa pública na melhoria dos centros urbanos
03/10 – 10h – Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI)
Participação da Professora Edna Barros e projeto NOMU: Projeto que monitora a qualidade da água e que foi apresentado em evento no Japão.

Mesa Redonda – Formação de jovens empreendedores em mercados globais: a experiência LISTO

03/10 – 12:40 – Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI)

Participação do professor Cristiano Araújo 

Mesa Redonda – Impacto das Novas Gerações no Mercado de Trabalho
03/10 – 13h30 – Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI)
Participação do CITi – Empresa júnior do CIn-UFPE

Mesa Redonda – Cooperação Universidade Empresa e o impacto do Marco Legal de CT&I

03/10 – 14h20 – Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI)

Participação de Verônica Teichrieb, professora do CIn-UFPE, coordenadora da Cooperação e Inovação com Empresas e líder do grupo de pesquisa Voxar Labs

Mesa Redonda – Mulheres na Ciência
03/10 – 15h20 – Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI)
Participação de Sílvia Matos, assessora de comunicação do CIn e idealizadora do InovaTalk, Erika Pessôa, doutoranda no CIn-UFPE, integrante do Cintia e idealizadora do Programa, essa menina!, Nancy Lyra, Engenheira de Software Especialista na SumUp e doutoranda em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE.

Painel – Inovação Inclusiva com o uso de Tecnologia Assistiva e Tecnologias Sociais
03/10 – 16h50 – Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI)
Participação da professora Edna Barros falando sobre o Autecla – App para família de crianças autistas

Painel – Inovação no Ensino – Tecnologias para elaboração e compartilhamento de recursos educacionais digitais

03/10 – 18h40 – Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI)

Participação do RobôCIn, grupo de robótica do CIn-UFPE

 

 

 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00