A Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI) está com inscrições abertas até o dia 27 de setembro pelo site da competição. A aplicação da prova será realizada no dia 05 de outubro no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária. Podem participar alunos de instituições públicas e privadas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio, do 1º ou segundo semestre de seu primeiro curso de graduação, ou da 4ª série do Ensino Técnico. A cerimônia de premiação com entrega de medalhas e certificados será realizada no Centro de Informática (CIn) da UFPE com data a ser divulgada

A OPEI 2019 é organizada pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciência de Computação do CIn-UFPE, o PET-Informática, e conta com o apoio do CIn-UFPE e patrocínio da ThoughtWorks, Even3 e InLoco para sua realização. O Objetivo da olimpíada é incentivar o interesse pela área de computação, preparando os alunos para competições nacionais e internacionais como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a International Collegiate Programming Contest (ICPC).

Modalidades
A OPEI conta este ano com duas modalidades: a teórica e a prática. Na primeira, será aplicada uma prova teórica sobre problemas matemáticos, lógicos e lógica de programação sem o uso do computador para alunos de nível fundamental e médio. Na segunda, será aplicada uma prova prática sobre problemas de programação com o uso do computador, exigindo conhecimento de linguagens de programação e seus respectivos ambientes, para alunos de nível júnior (fundamental e médio) e nível sênior (superior ou técnico).

Processo de inscrição
O processo de inscrições é dividido em 3 etapas: inscrições de instituições de ensino, inscrições de delegados, e inscrições de alunos. Primeiramente, a instituição de ensino deve se inscrever para participar da OPEI através de um responsável. Após a inscrição da Instituição, deve ser feita a inscrição de uma pessoa responsável pela instituição na OPEI, o delegado. Este deverá se inscrever vinculando-se a esta instituição ou instituições de ensino e seus respectivos níveis acadêmicos. Por fim, o estudante se inscreve na Olimpíada informando a instituição de ensino na qual está devidamente matriculado. Esta etapa também poderá ser realizada pelo delegado responsável. Todas as etapas são realizadas através do site.

O estudante só terá sua participação confirmada na OPEI quando seu delegado responsável o validar no sistema. A validação só será necessária caso o próprio aluno realize sua inscrição. Mais detalhes sobre toda a competição podem ser encontrado no edital. Em caso de dúvidas o e-mail opei@cin.ufpe.br está disponível para contato.