Nos dias 09 e 10 de setembro, a equipe do Centro de Informática (CIn) da UFPE formada pelos professores Daniel Cunha, Carlos Ferraz e Hermano Perrelli, acompanhada pelo pesquisador Rodrigo Mazulo, visitou as instalações do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), localizado no Forte Marechal Rondon, em Brasília-DF. A visita ocorreu em razão da execução do projeto de pesquisa e inovação “Observatório de Defesa Cibernética (ODC): Especificação e Requisitos”, objeto de parceria entre a UFPE e o ComDCibe. Durante a estadia em Brasília, foi realizada uma reunião de acompanhamento do ODC e apresentação de resultados para os militares.

O ODC é um dos projetos estruturantes que compõem o Programa de Defesa Cibernética na Defesa Nacional (PDCDN). A iniciativa é comandada de forma conjunta pelas três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e busca promover interoperabilidade entre elas no que se refere à potencialização da defesa cibernética nacional. Será criado um espaço virtual colaborativo que induzirá a interação entre os meios acadêmicos, empresarial e militar. Promovendo, assim,  articulações e benefícios sociais, uma vez que contribuirá com a disseminação do conhecimento acerca do setor cibernético e posicionará o Brasil na vanguarda dessa área.

 

A assinatura do convênio entre a UFPE e o Exército Brasileiro ocorreu no Anfiteatro do CIn-UFPE em junho de 2019. Na ocasião estavam presentes Anísio Brasileiro, reitor da UFPE, André Santos, diretor do CIn-UFPE, Guido Amim Naves, general do Exército, e o professor Daniel Cunha, também do CIn-UFPE. A execução do projeto nas dependências do Centro teve início no mesmo mês e será encerrada em maio de 2020.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00