A Coordenação de Cooperação e Inovação do Centro de Informática (CIn) da UFPE realiza nesta quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, o workshop “Ciência de Dados: transformando seus dados em valor de negócio”. O evento tem início às 9h30 no Auditório do CIn-UFPE e integra a programação da CIn Innovation Expo 2019, feira de exposição de projetos de inovação dos alunos do Centro. Os professores do CIn Nivan Ferreira, Adriano Lorena, Luciano Barbosa, Ricardo Massa e George Cavalcanti apresentarão como a instituição vem aplicando técnicas de ciência de dados com excelência para atender as demandas de parceiros tanto do setor público quanto do privado. Temas como análise de processos, fake news, discurso de ódio, biometria e IoT serão abordados pelos professores. A participação no workshop é restrita a convidados.

A Ciência de Dados é uma ferramenta importante para cuidar com fluidez de um imenso volume e variedade de dados. Sua técnicas e ferramentas permitem transformar dados em valor de negócio, melhorando produtos e relacionamento com clientes, reduzindo custos, incrementando receitas, dentre outras aplicações. A área envolve um conjunto de competências, passando por Inteligência Artificial, Big Data, Data Analytics e Business Intelligence.