Estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE apresentaram dois trabalhos no Workshop LatinX da Conference on Neural Information Processing Systems (NeurIPS) 2019. A maior conferência de aprendizagem de máquina do mundo ocorreu de 8 de a 14 de Dezembro na cidade de Vancouver, Canadá. O objetivo do evento é promover a troca de conhecimento na área de neural information processing systems abordando o caráter biológico, tecnológico, matemático e teórico.

O primeiro projeto apresentado na conferência pelos alunos do CIn-UFPE foi o “Beating Soccer Robots in the Real World by Reinforcement Learning and Sim-to-Real” realizado em parceria entre o RobôCIn, grupo de robótica do CIn-UFPE, e o MILA – Quebec Artificial Intelligence Institute, instituto de pesquisa em inteligência artificial de Montreal, Canadá, contou com a participação dos seguintes pesquisadores: o professor Hansenclever Bassani, os alunos do CIn-UFPE Renie Delgado, José Nilton, Heitor Medeiros e Pedro Braga, e Alain Tapp, integrante do MILA.

O trabalho foi pioneiro no uso da técnica de aprendizagem por reforço para controlar um time completo de robôs utilizados pelo RobôCIn durante a competição IEEE Very Small Size Soccer (IEEE VSSS), tendo alcançado o quarto lugar e ganhado de times veteranos. Para ser bem sucedido, o projeto contou também com a ajuda dos demais membros do RobôCIn, da estrutura disponibilizada e fornecida pelo CIn-UFPE, além da orientação dos professores Hansenclever Bassani e Edna Barros. Para saber um pouco mais sobre o projeto acesse o site do RobôCIn.

O segundo trabalho apresentado no evento foi desenvolvido pelos pesquisadores Pedro Braga, Heitor Medeiros e Hansenclever Bassani com o título  “Backpropagating the Unsupervised Error of Self-Organizing Maps to Deep Neural Networks”. A técnica proposta possibilita o treinamento de redes baseadas em protótipos e deep learning de uma maneira sinérgica para o aprendizado de representações em estruturas de dados complexas, como imagens e som. Dentre suas possíveis aplicações, é possível destacar tarefas de categorização de dados.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00