A cadeira multidisciplinar Projeto de Desenvolvimento do Centro de Informática (CIn) da UFPE, popularmente conhecida como Projetão, figura como uma disciplina de suma importância durante a formação dos alunos do Centro e sua importância já é reconhecida pelo MEC, bem como pelo ecossistema local e por outros atores. Nascida no CIn, a disciplina prática estimula os alunos a desenvolver um sistema computacional inovador e útil a sociedade e a partir disto, a criar empresas fictícias. 

A disciplina, que já vem sendo inclusive ofertada em vários outros cursos e instituições além do Centro de Informática, exige muito esforço dos alunos no sentido de que precisam trabalhar em equipes grandes e dividir as responsabilidades de uma empresa real. Fundamental para o desenvolvimento dos profissionais de ciência e engenharia da computação, a matéria tem como intuito despertar nos estudantes os aspectos técnicos de gestão, trabalho em equipe, comunicação e proatividade. 

Nesse contexto de expansão da cadeira, o CIn disponibiliza um formulário de pesquisa online sobre o impacto de Projetão com a finalidade de entender melhor o que deu certo, o que deu errado ou o que poderia ser feito para aperfeiçoar a disciplina, além de obter dados que ajudem a convencer a adoção de projetão em outras instituições como forma de fomentar a educação para inovação e empreendedorismo. A proposta busca construir a memória das startups que nasceram durante a disciplina.

Os alunos que participaram da cadeira anteriormente e já responderam o formulário, não precisam preencher esta pesquisa, porém é de grande importância a participação dos demais estudantes para a compleição da consulta. Como incentivo adicional, serão sorteados 3 livros sobre inovação e empreendedorismo entre as pessoas que completarem o formulário.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00