O grupo de pesquisa e inovação em Música, Tecnologia, Interatividade e Criatividade (MusTIC) do Centro de Informática (CIn) da UFPE promove nesta quarta-feira (01) a sua primeira discussão em transmissão ao vivo sobre o futuro dos espetáculos. O debate será transmitido pela live no canal do Youtube do MusTIC a partir das 19h. A roda de discussões será composta pelo professor do CIn e um dos fundadores do MusTIC, Felipe Calegario; a jornalista Elayne Bione; o maestro Wendell Kettle e Felipe Chaves, Ex-Secretário Executivo de Políticas de Desenvolvimento de Pernambuco.

Segundo o professor Felipe, durante o cenário de pandemia atual, os eventos artísticos são os primeiros a serem suspensos e os últimos a voltarem. Por outro lado, as expressões artísticas estão relacionadas à transcendência da realidade e intimamente ligadas à saúde mental nesses tempos de isolamento social. “Hoje em dia, vemos um boom de lives de vários artistas e personalidades online, mas como fica a interação deles com o público? E a interação entre as pessoas do próprio público? Como o artista pode sentir melhor o público? Como o público pode interagir melhor com o artista? Será que o chat é suficiente?”, questiona.

Além de abordar tais temas, a primeira live do MusTIC também visa ser uma maneira de experimentação de plataformas de gravação, através das transmissões ao vivo e de podcasts, que poderão ser utilizados para divulgação dos projetos desenvolvido pelo grupo de pesquisa.

Voltado para alunos, pesquisadores e interessados sobre o tema do uso da tecnologia no universo musical, o evento terá 1h30 de duração e quem desejar participar já pode ativar o agendamento da live no youtube para não perder o início da palestra.

Sobre o MusTIC – O grupo de pesquisa e inovação em tecnologia e design é focado na concepção e desenvolvimento de produtos e experiências que tenham um impacto real na educação, artes e entretenimento. Nascido no CIn-UFPE em meados de 2011, o grupo trabalha com técnicas, métodos e conceitos de computação física, design de interação e processamento de sinais para criar novas interfaces para expressão artística, ferramentas para criatividade e educação.