A equipe do Voxar Labs, grupo de pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi uma das 31 vencedoras da primeira fase da OpenCV Spatial AI Competition, patrocinada pela Intel. O grupo é formado pelos estudantes do curso de Engenharia da computação do CIn Daniel Rodrigues Perazzo e Natália Souza Soares, pelo estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação do Centro de Tecnologias e Geociências (CTG-UFPE) Gustavo Camargo da Rocha Lima e pelo estudante do curso de Engenharia Eletrônica do Centro de Tecnologias e Geociências (CTG-UFPE) Victor Gouveia de Menezes Lyra. Com a classificação, o time seguiu para a segunda fase da competição.

O desafio, proposto em celebração ao 20º aniversário da OpenCV, visa estimular o desenvolvimento de soluções para a nova plataforma, que conta com um módulo com uma câmera estéreo (de profundidade) com resolução 4K a 60fps; um módulo com uma câmera RGB também com 4K de resolução a 60fps; e um processador dedicado Myriad X, da Intel, capaz de realizar processamento na própria câmera. A primeira etapa compreendeu na submissão de uma proposta de projeto usando este OpenCV Artificial Intelligence Kit.

A equipe, que contou com a consultoria dos pesquisadores seniores do Voxar Labs Alana Elza Fontes da Gama (Departamento de Engenharia Biomédica, CTG-UFPE) e João Marcelo Xavier Natário Teixeira (Departamento de Eletrônica e Sistemas, CTG-UFPE), angariou uma colocação na segunda fase da competição com a submissão do projeto “Dispositivo de assistência ao exercício em casa”. A proposta tem como objetivo ajudar as pessoas que trabalham home office com uma tecnologia capaz de corrigir a postura e auxiliar o usuário durante a prática de exercícios.

Com a proposta validada, a equipe segue para a fase de desenvolvimento. Nesta etapa, as 31 equipes deverão desenvolver as soluções propostas e apresentá-las na final da competição, que contemplará três vencedores escolhidos pelo time do OpenCV. Mais informações sobre a disputa podem ser acessadas através do link.