A segunda live do grupo de pesquisa e inovação em Música, Tecnologia, Interatividade e Criatividade (MusTIC), do Centro de Informática (CIn) da UFPE, irá ocorrer na quarta-feira (5). O evento busca promover um debate sobre a questão das transformações digitais e seus efeitos na dança. A discussão será transmitida ao vivo através do canal do Youtube do MusTIC, a partir das 19h.

Para debater sobre a temática, o grupo contará com a participação do professor do CIn e um dos fundadores do MusTIC, Felipe Calegario, que irá mediar o diálogo entre a convidada Ivani Santana e os alunos do programa de pós-graduação em computação aplicada à dança do CIn, a mestranda Alessandra Aleluia e o doutorando Jáder Abreu. Ivani é artista e pesquisadora acadêmica no campo da dança com mediação tecnológica.

Durante a mesa redonda, a convidada responderá questões pertinentes à popularização dos espetáculos de dança, simplificação do ensino e avaliação da dança através de tecnologia. Além de esclarecimentos sobre o campo da pesquisa e ensino da área e a experiência de dançar atualmente, bem como previsões para o futuro.

Para acompanhar a live, interessados podem ativar o agendamento do evento no Youtube através do link para receber notificação do início da palestra. O debate é direcionado a alunos, pesquisadores e entusiastas da tecnologia nas áreas artísticas. A primeira live, realizada no ínicio deste mês, abordou o futuro dos espetáculos e pode ser acessada no canal do Youtube do grupo.

A série de lives organizada pelo MusTIC tem o objetivo de aproximar o público de fora do âmbito acadêmico às pesquisas e assuntos que estão sendo desenvolvidos e discutidos no Centro, bem como expandir o alcance do que está sendo produzido pelo grupo para maiores audiências. Referente à temática da dança, o grupo de pesquisas ainda possui duas lives programadas sobre o assunto. O próximo debate já tem data marcada para o dia 02 de setembro e receberá a convidada Flávia Pinheiro.

Sobre o MusTIC – O grupo de pesquisa e inovação em tecnologia e design é focado na concepção e desenvolvimento de produtos e experiências que tenham um impacto real na educação, artes e entretenimento. Nascido no CIn-UFPE em meados de 2011, o grupo trabalha com técnicas, métodos e conceitos de computação física, design de interação e processamento de sinais para criar novas interfaces para expressão artística, ferramentas para criatividade e educação.