A equipe da doutoranda do Centro de Informática (CIn) da UFPE Tatyane Calixto ficou em primeiro lugar no desafio BetterTogether do NASA Space Apps Challenge, importante hackathon internacional da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), que é realizado simultaneamente em várias cidades do mundo. Além de Tatyane, o time também contou com Jeane Melo, doutora em Ciência da Computação (CIn-UFPE) e Professora Associada da UFRPE; Amanda Calixto, estudante de Service Design (UNINABUCO); e Camila Luísa, aluna de Engenheira da Computação (UPE).

O projeto vencedor, intitulado como Ubuntu Space, reúne recursos educacionais lúdicos, desenvolvidos para auxiliar o enfrentamento do racismo em suas diferentes formas, tendo o público infantil como alvo. “Nós queríamos abordar um problema que alcançasse um maior número de pessoas, que pudesse ser compreendido em qualquer nação e cuja solução pudesse se adequar a todos eles. O racismo é um tema necessário de ser abordado, nós gostaríamos de dar uma contribuição para ajudar a amenizá-lo, visto que há uma série de turbulências sociais provocadas, impulsionadas pelo racismo e por ser algo que também vivenciamos no Brasil”, revelou Tatyane. 


Composto por diversos artefatos voltados para o enfrentamento do racismo na prática, o Ubuntu Space busca promover a imagem positiva dos negros e inspirar pessoas através de suas ações, além de conscientizar a sociedade a respeito de termos racistas que foram incorporados à linguagem. Para isso, foram criados quizzes e games.  “Percebendo que há termos racistas que foram incorporados à linguagem, propusemos um game onde esses termos eram letreiros de naves que precisavam ser destruídas passando para as crianças a mensagem de que estes deveriam ser eliminados”, explicou.

 
Além disso, a equipe desenvolveu durante o hackathon o e-book “Uma estória além do tempo e do espaço”. Nele, a protagonista (que futuramente poderá ser o avatar de quem está usando o ambiente), tem o sonho de conhecer o espaço e recebe ajuda de grandes nomes das missões espaciais da NASA. A história tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do planeta e da humanidade, além de enfatizar que a segregação racista não se aplica a missões espaciais.


O projeto completo pode ser conferido aqui (http://bit.ly/ubuntuspace)
Pitch: https://www.youtube.com/watch?v=Ws_j225jAWE
Vídeo de Demonstração: https://www.youtube.com/watch?v=UmXhAX0zVuo

Foto: Lucas Ramos

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00