O VOXAR labs, laboratório de pesquisa em Realidade Virtual e Aumentada do Centro de Informática (CIn) da UFPE, está organizando a maior conferência do mundo na área de Realidade Mista e Aumentada, a IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR). Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o evento, que deveria ser realizado em Porto de Galinhas, está sendo 100% online e, pela primeira vez, realizado todo em Realidade Virtual, utilizando a plataforma VirBELA, no campus virtual iLRN.

É a primeira vez que o ISMAR acontece na América do Sul e para a professora Veronica Teichrieb, coordenadora do Voxar e general chair do ISMAR, isso é muito significativo em termos de posicionamento: “O Recife e o CIn está sendo a referência nesse posicionamento por estar sediando um evento que é a estrela da área no mundo”. Para Veronica, “um ponto muito importante é que a gente saiu de praticamente 0% para, em média, 25% de participação de latinos. O fato do evento ser aqui corrobora para coisas assim acontecerem”.

Para João Marcelo Teixeira, professor da UFPE e pesquisador do Voxar, que está liderando as transmissões do ISMAR, “o principal desafio técnico num evento 100% online é que os possíveis pontos de falha são aumentados proporcionalmente ao número de apresentadores do evento”. Ele fala que a organização deve ter sempre um plano B e C para quaisquer eventualidades, e completa: “A equipe do Voxar, até agora, tem utilizado bastante o plano C: a Criatividade do time. Este ponto forte está fazendo toda a diferença e com isso o evento está se tornando uma experiência única para todos os participantes”.

O ISMAR é categoria A*, nível mais alto da classificação do CORE Conference Ranking, que fornece avaliações das principais conferências nas disciplinas de informática. Segundo a professora Veronica, pouquíssimas conferências no mundo recebem esta classificação de excelência. “A gente estar organizando um evento que atingiu o A* é algo para poucos”, destaca.

A organização do ISMAR está transmitindo todas as suas sessões em seu canal do Youtube e os vídeos ficarão disponíveis gratuitamente para toda a comunidade.

Além do ISMAR, o Voxar também esteve à frente de três grandes eventos nacionais: o SVR, Symposium on Virtual and Augmented Reality, principal evento nacional na área de realidade virtual e aumentada; o SBGames, Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, o maior e mais importante evento de jogos e entretenimento digital, co-organizado pelo MusTIC e professor Geber Ramalho; e o SIBGRAPI, Conference on Graphics, Patterns and Images, conferência internacional produzida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Todos os eventos também aconteceram remotamente e foram transmitidos gratuitamente pelo Youtube. As transmissões de todas as sessões estão disponíveis no canal dos eventos: SVR | SBGames | SIBGRAPI

Para os quatro eventos acontecerem simultaneamente, toda a equipe do VOXAR labs, liderada por Veronica Teichrieb, Francisco Simões, João Marcelo Teixeira, João Paulo Lima, Rafael Roberto, Alana da Gama e Lucas Figueiredo, se empenhou numa força-tarefa para possibilitar as transmissões e a organização dos eventos como um todo.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00