O RobôCIn, grupo de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, participou com quatro times na Competição Latino-Americana de Robótica (LARC 2020) e alcançou ótimo desempenho. O grupo foi o grande campeão latino-americano na modalidade SSL (Small Size League), ficando em primeiro lugar da competição. Além disso, um time competiu na modalidade Simulação 2D, ficando na terceira posição, e dois times competiram nas modalidades VSS (very-small size), arrematando 4º e 5º lugares.

A professora do CIn Edna Barros foi a responsável pelas equipes. Além dela, os professores Hansenclever Bassani, Pedro Braga, Paulo Salgado e Tsang Ing Ren ajudaram na preparação dos times.

Mesmo no momento de pandemia do novo coronavírus, os alunos do RobôCIn conseguiram se reorganizar e continuar as atividades de forma remota a partir do mês de Abril. As equipes estabeleceram um cronograma de atividades e objetivos e trabalharam bastante nestes últimos meses, inclusive desenvolvendo um mesmo código de forma remota nos finais de semana. Eles também programaram vários treinamentos remotos para todo a equipe, além das reuniões semanais de coordenação e reuniões internas nas equipes.

A professora Edna Barros afirma que apesar das adversidades ocasionadas pelo momento atual em que vivemos, o Robôcin persistiu no desenvolvimento de suas atividades. “Embora houvesse muita dúvida se a competição da LARC iria acontecer ou não, os alunos não deixaram de realizar as tarefas, mesmo alguns estando em outros estados como o Pará, por exemplo. A equipe continuou motivada mesmo em ambiente tão incerto que estávamos vivendo. Ajudei um pouco na coordenação das atividades, mas grande parte do esforço foi feito pelas equipes que trabalharam de forma coordenada, com foco, organização, comprometimento e alegria”, ressaltou.

No evento, que foi realizado excepcionalmente de forma online durante os dia 10 a 14 de novembro, as equipes das modalidades VSS e SSL tiveram que adaptar suas estratégias, além de refazer grande parte do software que vinha sendo desenvolvido pelo grupo, para que fossem executadas nos simuladores da Competição.

O objetivo da LARC é reunir pesquisadores e profissionais acadêmicos e industriais para discutir o estado da arte, pesquisas e desenvolvimentos em robótica de controle avançado e suas aplicações para compartilhar e incentivar o desenvolvimento de tecnologia na região da América Latina.

Sobre o RobôCIn – Grupo de pesquisa do Centro de Informática da UFPE que usa a robótica para resolver problemas, o RobôCIn foi criado em 2015 por 12 alunos de graduação e dois professores orientadores: Edna Barros e Hansenclever Bassani. Hoje, o grupo é constituído por 44 alunos de graduação e pós-graduação e 5 professores coordenam a equipe de resolução de problemas utilizando Inteligência Artificial, Visão Computacional, Mecânica e Eletrônica aplicada à Robótica.

Confira a lista de Professores e Alunos do RobôCIn 2020:

Professores:

– Edna Barros