Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação –  CIn / UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 318

Aluno: Jeferson de Jesus Anunciação
Orientador: Profa. Carina Frota Alves
Título:  Uma Análise do Nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento em TIC nos Institutos Federais De Ensino
Data da Defesa: 19/11/2020
Hora/Local: 08:00h–Virtual ( Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)

Banca Examinadora:
Profa. Patrícia Cabral de Azevedo Restelli  Tedesco (CIn/UFPE)
Prof. Jorge da Silva Correia Neto (UFRPE)
Profa. Carina Frota Alves (CIn/UFPE)

Resumo:

Os Institutos Federais de Ensino (IFEs) são organizações multicampi que atuam em diversos níveis como ensino médio, técnico, superior e ainda promovem pós-graduações, atendendo a uma população de aproximadamente 500 mil estudantes. Os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos IFEs são responsáveis diretos pelo fornecimento de serviços por meios computacionais para a comunidade acadêmica de que fazem parte. A melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade deve ser objetivo desses setores. Com o objetivo de investigar o nível de maturidade das práticas de gestão do conhecimento das equipes de TIC dos IFEs, adotou-se um modelo de avaliação que foi aplicado através de um questionário com equipes de TIC dos IFEs do Brasil. O modelo define os fatores de sucesso para a gestão do conhecimento em setores de TIC, são eles: tecnologia, gestão e cultura. Com a aplicação do questionário do modelo selecionado foi possível determinar o nível de maturidade em gestão de conhecimento das equipes de TIC dos institutos federais de ensino. Para complementar a robusta contribuição inicial, foi desenvolvido e aplicado um segundo questionário com dois institutos que obtiveram maior nível de maturidade objetivando obter lições aprendidas e recomendações ricas relativas às suas iniciativas de gestão do conhecimento. Por fim, este trabalho propõe diretrizes para melhoria das práticas em gestão do conhecimento nos setores de TIC dos IFEs com base nos dois questionários aplicados e literatura disponível.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Modelo. Fatores de sucesso.