A professora aposentada do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Katia Guimarães, foi prestigiada com o prêmio Tércio Pacitti da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em reconhecimento ao seu trabalho inovador em prol da educação em computação, em particular, na área de Algoritmos e Estruturas de Dados. 

A premiação, que aconteceu na segunda-feira (16), se desenvolveu de forma virtual através do canal no YouTube da SBC. Na premiação, Katia ganhou destaque por sua participação na criação do grupo de Maratona de Programação do CIn-UFPE, que foi uma das primeiras iniciativas do gênero no país.

“Poucas são as pessoas cujas histórias profissionais ilustram de forma tão evidente o pioneirismo e compromisso com a educação e a formação de jovens talentos na área de Computação como a da Profa. Katia Guimarães. É então com alegria e gratidão que apresentamos seu nome para consideração ao prêmio Tércio Paccitti da SBC, na sua edição
2020, que homenageia pessoa da comunidade nacional que se distinguiu na inovação na área de educação em Computação”, dizia o texto de indicação da professora ao prêmio.

Para Katia, o reconhecimento por parte da SBC representa um grande marco em sua carreira. “É realmente uma grande honra pra mim, gostaria de agradecer ao Centro de Informática, onde passei toda a minha carreira, um lugar que sempre me apoiou muito”, disse a pesquisadora em seu discurso de agradecimento na premiação.

O prêmio Tércio Pacitti reconhece anualmente professores com trabalho inovador no cenário nacional em prol da Educação em Computação. Seu nome se dá por conta do engenheiro, professor, pesquisador e escritor brasileiro de mesmo nome, que teve grande relevância na área de ciência da computação. 

Além de Katia, os professores do Centro, Alex Sandro Gomes e Geber Ramalho, também já arremataram o prêmio Tércio Pacitti nos anos de 2018 e 2017, respectivamente. 

Sobre Katia Guimarães: Tem Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland, USA, e é professora aposentada do Centro de Informática da UFPE. Foi pesquisadora visitante da Georgia Tech, USA, (1998-1999) e pesquisadora especialista do NCBI/NIH, USA, (2005-2007). É especialista em Algoritmos e Complexidade, e coordenou vários projetos na área de Biologia Computacional, entre os quais o Projeto Genoma Nordeste e um projeto de cooperação internacional com a França, tendo orientado mais de uma dezena de dissertações de mestrado e  teses de doutorado nesta área. É autora de vários artigos publicados em periódicos científicos reconhecidos internacionalmente e um capítulo de livro publicado pela Springer, além de vários livros organizados

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00