Os professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE Sérgio Soares, Kiev Gama e Augusto Sampaio, juntamente com o professor Jones Albuquerque da UFRPE, irão participar da oficina virtual dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) 2020. O evento, que ocorre de 23 a 26 de novembro, será transmitido ao vivo pelo canal de Youtube da Facepe a partir das 10h.

O programa INCT é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos do CNPq e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), responsável pela coordenação das oficinas virtuais. O evento trará a participação de setores públicos e privados de interesse direto nos produtos e projetos que serão apresentados ao longo da programação.

Desta forma, os coordenadores de cada instituto irão apresentar os resultados de pesquisas científicas com abordagem nas seguintes áreas: defesa e proteção do meio ambiente; interações entre fotônica e nanomateriais; soluções inovadoras e prestações de serviços em TIC; saúde, produtos e processos biotecnológicos.

Sérgio Soares destacou que o foco de sua participação no evento será a apresentação de projetos desenvolvidos pelo Instituto aqui no Estado. “Cada instituto tem um tema muito específico a ser exposto. No nosso caso, o INES, coordenado por Augusto Sampaio, lida com engenharia de software para cidades inteligentes. Assim, iremos apresentar o status dos projetos do INCT, com enfoque maior no que é produzido em Pernambuco, voltados para as empresas e órgãos que tenham potencial interesse no tipo de pesquisa sendo produzida pelos INCTs”, explica.

Sobre o Programa INCT: O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) possui metas ambiciosas e abrangentes em termos nacionais como: mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país; impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente; estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações para promover a inovação e o espírito empreendedor, em estreita articulação com empresas inovadoras.