Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.943
Aluno: Carlos José Pereira da Silva
Orientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Co-orientador: Profa. Rosane Maria Alencar da Silva (Ciências Sociais/UFPE)
Título: DESIGN DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA APOIAR A ATIVIDADE DE
PLANEJAMENTO DE AULAS: UMA ABORDAGEM SITUADA
Data: 07/12/2020
Hora/Local: 13h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Ricardo José Rocha Amorim (UNEB / GESTEC)
Prof. Alex Sandro Gomes (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
O ato de planejar é incorporado de acordo com a experiência individual e
coletiva nas habilidades do professor na forma de saberes experienciais
como parte resultante da atividade profissional no dia a dia que demanda
muito do seu tempo. O objetivo geral de nossa pesquisa é conceber um modelo conceitual de um sistema de informação para apoiar a atividade de
planejamento momentos antes de sua entrada em sala de aula. Na busca por
identificar quais artefatos mediadores são utilizados durante a atividade
de planejamento da aula e seus significados para os participantes.
O paradigma projetivo pós-moderno da abordagem situada, proporcionou
identificar uma rotina própria do trabalho docente, ou seja, um método para
os preparativos iniciais do planejamento a curto prazo das aulas de forma a
atender as necessidades dos estudantes independentes da matéria ministrada.
Associado às técnicas da etnografia visual com a finalidade de identificar
padrões nas atividades que antecedem o planejamento bem como o ato de
realizar o planejamento. Os professores mobilizam várias coisas/objetos que
fazem parte do seu cotidiano ao qual identificamos como artefatos
mediadores que estão distribuídos em vários objetos digitais e não
digitais. Os resultados mostram um processo dinâmico e complexo através de
quatro pilares fundamentais: armazenamento, memória, comunicação e
compartilhamento. Estas evidências orienta a especificação de um sistema de
informação que servirá de base para a construção das metáforas de interface
cujo objetivo de design é melhorar a capacidade coletiva de planejamento de
aulas pelos professores.
Palavras-chave: Planejamento de aulas; Sistema de informação; Significados; Abordagem Situada.
Comentários desativados