Na última terça-feira (1º), os professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE Daniel Cunha, Hermano Moura e Carlos Ferraz participaram do evento de encerramento do projeto “Observatório de Defesa Cibernética: Especificação e Requisitos” (ODC), que ocorreu em Brasília. Os docentes apresentaram resultados do projeto, que foi desenvolvido ao longo de 18 meses com a participação dos professores Divanilson Campelo e Ruy Queiroz, do CIn, além do professor Fábio Campos, do Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

Também fizeram parte da construção da iniciativa, como consultores, José Carlos Cavalcanti e Felipe Zimmerle. O restante da equipe foi formada por alunos da pós-graduação dos dois Centros, além de militares do ComDCiber. O projeto contou ainda com o apoio da equipe técnica do Observatório Militar da Praia Vermelha, situado na Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro.

A parceria estabelecida entre a UFPE e o Comando de Defesa Cibernética teve por objetivo conceber e modelar o Observatório de Defesa Cibernética (ODC), estabelecendo os requisitos necessários para a implantação e consolidação do ODC.

Em seu discurso na cerimônia de encerramento, o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante de Defesa Cibernética do Exército, externou sua satisfação com a efetividade do trabalho desenvolvido pela UFPE e o profissionalismo da equipe ao longo de toda a vigência do projeto.