Pós-Graduação Profissionalem Ciência da Computação    CIn / UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 319

Aluno: Rogério Mangabeira Vicente de Aquino

Orientador: Profa. Carina Frota Alves

Título:  Uma Proposta de Processos para Apoiar a Implementação da Governança Corporativa em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Data da Defesa: 10/12/2020

Hora/Local: 15:00h–Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)

Banca Examinadora:

Profa. Jessyka Flavyanne Ferreira Vilela (CIn – UFPE)

Profa. Claudia Cappelli  (UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Profa. Carina Frota Alves (CIn -UFPE)

Resumo:

Durante os últimos anos, a administração pública vem buscando formas de executar uma gestão de forma transparente e eficiente. Nesse contexto, é essencial que as organizações públicas alcancem seus objetivos e promovam melhorias, além de garantirem uma posição ética e legal. Estas organizações têm buscado cada vez mais mudanças focadas nas boas práticas de governança corporativa, direcionadas por órgãos reguladores como o Tribunal de Contas da União (TCU). Esta dissertação utilizou o método de Design Science Research. Inicialmente, foi realizado um estudo da literatura sobre governança corporativa. Em seguida, foi aplicado um questionário junto a 36 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, obtendo um total de 96 respostas de participantes, com o objetivo de identificar os elementos conceituais de boas práticas de governança assim como dificuldades enfrentadas e lições aprendidas para melhoria da governança corporativa. Como principal contribuição, este trabalho propõe quatro processos que visam apoiar a implementação da governança corporativa em tais institutos. É importante ressaltar que os processos precisam ser adaptados e ajustados de acordo com as demandas, necessidades e exigências específicas de cada instituto. Os processos foram elaborados a partir de pesquisa teórica e resultados do questionário. Eles foram avaliados por meio de uma reunião online com cinco servidores do Instituto Federal Baiano. Os servidores responderam um questionário de avaliação. Como resultado foi possível considerar que os processos propostos podem contribuir para a sustentabilidade de uma boa governança corporativa, focada na efetividade, transparência e integração de informações relacionadas as atividades administrativas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Palavras Chave: Governança Corporativa, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Boas Práticas de Governança, Melhoria de Processos.