O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou no início desta semana o resultado da chamada 09/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) – que reconhece os principais pesquisadores do país. Dentre os contemplados neste edital está o professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Francisco Carvalho, como pesquisador com nível 1A, o mais alto na classificação do CNPq. Além do professor Francisco, os professores Augusto Sampaio e Teresa Ludermir também são pesquisadores 1A do CIn.

O Diretor do Centro, professor André Santos, destaca a importância destes resultados para o Centro: “Com este resultado o CIn passa a ter três bolsistas no nível 1A e um total de 29 bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, além de outros 5 bolsistas de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. É um resultado importante pois é um reconhecimento da qualidade da pesquisa feita no CIn, em um contexto altamente competitivo, nacional e internacionalmente.”

A UFPE possui atualmente 31 pesquisadores bolsistas do CNPq no nível 1A. Em ciência da computação, no Brasil, são atualmente apenas 28 pesquisadores nesse nível.
 
Neste edital, foram aprovados três novos bolsistas do CIn: os professores Adiel Texeira de Almeida Filho, Fábio Silva e Fred Freitas; e foram renovadas as bolsas dos professores Carlos Alexandre Mello, Edna Barros, Fernando Castor, George Darminton, Kelvin Lopes e Marcelo D’Amorim.
 
 
Bolsa de Produtividade CNPq – Segundo a Resolução Normativa (RN) 028/2015 (CNPQ, 2015b), a bolsa PQ é dividida em três categorias: Sênior (PQ-SR), PQ-1 (subdividida nos níveis 1A, 1B, 1C e 1D) e PQ-2.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00