No dia 14 de dezembro, aconteceu a reunião de encerramento do Convênio de Cooperação entre o Centro de Informática (CIn) da UFPE e o Tribunal de Contas de Pernambuco. O convênio teve a duração de 8 anos e foi coordenado pela professora Carina Alves e no último ano também contou com a participação da professora Jéssyka Vilela. O restante da equipe foi formada por alunos da pós-graduação e graduação do CIn.

O objetivo da cooperação foi a estruturação e evolução do Escritório de Processos do Tribunal. Segundo a professora Carina Alves: “Esta parceria foi uma experiência que gerou impacto acadêmico e prático e rendeu benefícios mútuos para ambas instituições”. Foram obtidos diversos resultados para a academia, tais como: duas teses de doutorado, sete dissertações de mestrado, cinco trabalhos de conclusão de curso, seis artigos em revistas científicas, dois capítulos de livro e nove artigos em conferências.

Como resultados práticos, destaca-se a concepção de metodologias para gestão e inovação de processos de negócios, elaboração de modelo de maturidade em processos e diagnóstico de cultura BPM, apoio na implantação do processo eletrônico, dentre outras contribuições. Ao longo dos anos, a iniciativa recebeu a visita de diversas organizações públicas interessadas em conhecer as boas práticas e experiências alcançadas na área.