Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação    CIn / UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 324

Aluno: Anderson França Ferreira

Orientador: Profa. Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

Título:  Aplicando a Análise Bow Tie no Gerenciamento do Risco de Perda de Eficiência Energética em um Data Center de uma Instituição Federal de Ensino Superior

Data da Defesa: 23/02/2021

Hora/Local: 09:00h–Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)

Banca Examinadora:

Profa. Carina Frota Alves (CIn-UFPE)

Profa. Jorge da Silva Correia Neto (UFRPE)

Profa. Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (CIn-UFPE)

Resumo:

O monitoramento do consumo de energia elétrica nos data centers das Instituições Federais de Ensino Superior, é de fundamental importância para o controle dos gastos públicos, pois é, através de respostas rápidas das consequências provenientes do risco da perda da eficiência energética nestes ambientes que auxiliam um atendimento de boa qualidade a população e ao cumprimento das leis e as normas ambientais vigentes. Este trabalho, vem propor o uso de uma metodologia para auxiliar a Gestão na Tomada de Decisões sobre os ativos de um data center através do monitoramento dos equipamentos, e assim, tornando-os eficiente quanto ao consumo de energia elétrica. A pesquisa é baseada na metodologia Bow Tie, que utiliza uma ferramenta visual para auxiliar na Gestão de Riscos de Segurança da Informação observando a norma da ABNT NBR ISO/IEC 27005 de 2019 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Gestão de Riscos de Segurança da Informação. O levantamento das causas e consequências da perda de eficiência energética foi feito em 15 campi, além da EAD e da Reitoria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), de acordo com a realidade de cada unidade gestora e respondido pelos representantes da Gestão de Tecnologia da Informação destas unidades. Neste trabalho, foi observado que a metodologia proposta consegue demonstrar os possíveis cenários que envolvem uma tomada de decisão, para se evitar a perda de eficiência energética em um data center do IFPE. De posse dos resultados obtidos da análise das respostas do formulário que foi encaminhado as unidades gestoras do IFPE, verificou-se que a metodologia Bow Tie consegue auxiliar de forma prática, simples e visual, tanto a gestão quanto a eficiência energética de um data center do IFPE, quando comparada a outras metodologias tradicionais. Este trabalho de pesquisa pode, de forma adaptável, ser empregada em outras instituições da Administração Pública Federal ligada a área de Tecnologia da Informação.

Palavras-chave: Data Centers. Energia. Eficiência Energética. TI Verde. Bow Tie.