A Diretoria de Relações Internacionais da UFPE anunciou um novo projeto de mobilidade internacional ao qual a universidade está em vias de adesão: o eMOVIES (Espacio de Movilidad Virtual en Educación Superior). Trata-se de uma proposta de mobilidade internacional gratuita e acessível para milhares de estudantes universitários, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos de forma simples e dinâmica, e fortalecendo os laços entre diversas universidades das Américas.

A proposta surgiu por meio da Organização Universitária Interamericana (OUI), como resposta aos desafios impostos pela pandemia de covid-19 para os processos de mobilidade internacional. Trata-se de uma plataforma virtual onde universidades de vários países nas Américas possibilitam a mobilidade acadêmica internacional aos seus estudantes e a estudantes estrangeiros. Para tal, cada universidade parceira oferta um quantitativo de vagas para alunos em cursos que estão sendo regularmente ofertados aos seus próprios alunos, em língua nativa ou estrangeira. Além disso, os professores das universidades podem articular-se para ofertar uma disciplina em conjunto. Os alunos terão acesso aos cursos por meio da plataforma virtual do eMOVIES.

Dessa forma, o aluno da UFPE interessado em cursar uma disciplina entre aquelas ofertadas no catálogo do eMOVIES deverá, quando da abertura das inscrições, enviar sua candidatura para a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com plano de estudos previamente aprovado pela coordenação do seu curso. Uma vez que a mobilidade se dará na modalidade virtual, sua matrícula na UFPE seguirá ativa, de modo que ele poderá cursar as disciplinas normalmente previstas na sua grade curricular e ofertadas pelo seu departamento.