O Projeto de Extensão em Programação, Inteligência Artificial e Segurança da Informação (Araboia), do Centro de Informática (CIn) da UFPE, abre seleção para estudantes que desejam fazer parte da nova edição do programa. Este ano, a inciativa gira em torno da popularização de conceitos de computação para professores e alunos de escola pública do Brasil.

As inscrições se encerram nesta quinta-feira (11), às 14h e interessados devem enviar um email para fernando@cin.ufpe.br com as seguintes informações: nome completo; curso; qual vaga deseja preencher (programação; inteligência artificial; segurança de informação); experiência no assunto e se já participou de alguma atividade de extensão anteriormente.

Os discentes selecionados irão participar de encontros de instrução com os professores para entender o formato da oficina desta edição. As orientações irão acontecer em 3 dias, aos sábados, e o aluno deverá escolher participar em um (ou, pelo menos um) dos dias. São disponibilizadas 7 vagas no total para as oficinas de programação (1 vaga), inteligência artificial (2 vagas) e segurança de informação (4 vagas). A atividade de extensão deve totalizar uma carga horária de aproximadamente 20h a 30h.

O objetivo é explorar as ferramentas que utilizem de forma visual os principais conceitos de programação (variáveis, comandos condicionais, de repetição, função) e inteligência artificial (aprendizado supervisionado, aprendizado não-supervisionado, principais modelos de IA). Já na área de segurança, serão explorados os conceitos de Introdução à segurança da informação, principais tipos de ameaças, engenharia social, noções de privacidade e Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre o projeto de extensão – O Araboia tem como objetivo disseminar o conhecimento da Programação, Inteligência Artificial e Segurança da Informação para a sociedade, dando prioridade a professores e estudantes de escola pública. Seus membros são alunos de graduação e pós-graduação, e professores do CIn-UFPE, além de professores convidados de outras instituições.