Diante do cenário atual que continua preocupante quanto aos indicadores de monitoramento da pandemia da covid-19, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) manterá suas medidas restritivas até o dia 19 de abril, quando então a situação será reavaliada.


Ciente de sua responsabilidade e das decisões complexas desta natureza, a UFPE vem dialogando com a comunidade universitária, gestores institucionais, representantes de entidades, especialistas em saúde e autoridades sanitárias a respeito dos desafios e imperativos impostos pelo contexto que ainda perdura e causa vulnerabilidades sob diversos aspectos. Reconhecendo a capacidade do Programa Nacional de Imunização (PNI) de extensa capilaridade em todo território brasileiro, a UFPE defende a urgência da ampliação da cobertura vacinal contra a covid-19, com aumento da velocidade de atendimentos aos grupos prioritários, incluindo todos os trabalhadores e estudantes da área de saúde e profissionais da educação. Do mesmo modo, a Universidade defende a implementação de políticas públicas de proteção social necessárias à dignidade humana e ao combate à fome e à pobreza.


Neste contexto de emergência em saúde pública, a UFPE tem adaptado as atividades de ensino, pesquisa e extensão ao modo remoto, se colocado à disposição da sociedade e contribuindo com a realização de testes diagnósticos RT-PCR para 130 municípios pernambucanos, estudos para desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2, teleatendimento em saúde, drive-thru para imunização, produção de álcool 70%, protetores faciais e equipamentos de proteção coletiva. Além disso, no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, os profissionais dedicam-se diuturnamente aos pacientes acometidos pelo coronavírus.


A atuação incansável da saúde e da ciência precisa ser destacada permanentemente, sobretudo diante de uma pandemia que já matou mais de 330 mil brasileiros. Como patrimônios estratégicos da sociedade brasileira, as universidades públicas e o Sistema Único de Saúde (SUS)
demandam recomposição orçamentária, fomento e novos investimentos, para que possamos superar as enormes desigualdades educacionais, sociais e econômicas que persistem historicamente.


Reitoria da UFPE
Superintendência do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh
Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
Centro Acadêmico de Vitória (CAV)
Centro de Artes e Comunicação (CAC)
Centro de Biociências (CB)
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)
Centro de Ciências Médicas (CCM)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Centro de Educação (CE)
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
Centro de Informática (CIn)
Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)
Colégio de Aplicação (CAp)
Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00