Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.967
Aluno: Múcio Jaziel Alves de Andrade
Orientador: Prof. Cristiano Côelho de Araújo
Título: IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM DISCIPLINAS DE APRENDIZAGEM PARA INOVAÇÃO ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO
Data: 29/04/2021
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Luciano Rogerio de Lemos Meira (UFPE / Departamento de Psicologia)
Prof. Cristiano Côelho de Araújo (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Esta dissertação apresenta um estudo de caso que visa identificar os
principais problemas de professores e alunos ao participarem de um curso de
inovação na aprendizagem, organizado em equipes multidisciplinares. A
literatura sobre educação para a inovação ainda não tem discutido
sistematicamente os problemas que os professores e alunos enfrentam neste
tipo de curso. Desenvolvemos o estudo com professores e alunos de uma
disciplina de inovação que é ministrado há 15 anos. Esta disciplina segue
um processo de inovação dividido em buscas para descobrir uma oportunidade,
projetar e implementar uma solução digital inovadora, geralmente como
aplicativos móveis ou web. O estudo de caso incluiu entrevistas de
problemas adaptadas da abordagem de inicialização Lean, observações in loco
e análise da comunicação de duas equipes via Whatsapp e Telegram. Os
resultados mostram que os problemas prioritários dos alunos estão
relacionados à colaboração ineficaz em equipes multidisciplinares. Esses
problemas de colaboração são difíceis de serem identificados pelos
professores, mas eles aparecem em suas comunicações sobre ferramentas
sociais. Esta característica permite que, no futuro, sejam desenvolvidas
ferramentas de apoio à colaboração em equipes a partir da interação de seus
integrantes em ferramentas de comunicação.
Palavras-chave: innovation learning, collaboration problems,
multidisciplinarity, collaborative learning
Comentários desativados